Os periódicos na área de Serviço Social

18/12/2020 09:15

Por: Márcio dos Santos Siqueira

Fui convidado a participar do lançamento do periódico Resistência Litoral do curso de Serviço Social da UFPR – Setor Litoral. Este convite surgiu após a realização de um minicurso na SEPEX em Casa, de 2020, o qual abordei o seguinte tema “Compreendendo o fluxo editorial de uma revista científica”. Fato que nos enche de orgulho por articularmos o tripé universitário, isto é, o ensino, pesquisa e a extensão.

Para o lançamento desta revista fui convidado a abordar e desenvolver o seguinte tema “Os periódicos na área de Serviço Social”, a partir da minha experiência enquanto bolsista de extensão em um periódico científico de grande representação nacional e internacional, a Revista Katálysis, assim como, a minha inserção no Programa de Educação Tutorial (PET|SSO) da UFSC diante da idealização de uma revista científica a nível de graduação, isto é, a Revista Pindorama: Serviço Social em Destaque.

Diante do tema, abordei as seguintes questões: os desafios para as revistas que estão começando; maiores dificuldades na organização e fluxos editoriais de uma revista; como funciona um projeto de extensão no interior de uma revista; qual a situação de periódico de área do serviço social; quais os critérios para a avaliação pela área 32 para pontuação na Qualis. Temas que demonstram o quão necessário é a produção e a socialização do conhecimento em serviço social, dado que, somos uma profissão e campo de conhecimento.

Portanto, o convite se expressou uma grande oportunidade de articulação dos conhecimentos produzidos através das pesquisas e projetos desenvolvidos pelo PET|SSO assim como a sua socialização e divulgação da sua revista científica. Agradecemos imensamente a equipe organizadora do evento e a equipe editorial deste novo periódico científico na área de serviço social.

Clique para assistir