Atividades realizadas pelo PET|SSO no semestre 2023.1

14/07/2023 08:42
O semestre de 2023.1 está encerrando-se, momento oportuno para relembrarmos as atividade que foram desenvolvidas ao decorrer do mesmo pelo grupo do PET|SSO.

PET Debate: A mulher trabalhadora e mãe

No dia 06 de abril de 2023 o PET|SSO proporcionou uma atividade para discutir sobre o tema apresentado no TCC da ex-petiana Harissa Kimura, intitulada ”A mulher trabalhadora e mãe: Uma análise a partir das usuárias do CRAS – Continente II atendidas com o Benefício Eventual Natalidade”.

Grupo de Estudos: Envelhecimento e combate ao preconceito

No semestre 2023.1 aconteceu um Grupo de Estudos intitulado “Envelhecimento e combate ao preconceito”, proposto a partir da parceria entre o PET|SSO e o Projeto de Extensão “Envelhecimento e Combate ao Preconceito”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (GEPSS/DSS/UFSC).

Ele possui como objetivo geral fortalecer o combate ao preconceito contra a pessoa idosa, por meio de um processo formativo fortemente comprometido com o projeto ético-político profissional do Serviço Social e com os direitos da pessoa idosa.

Os encontros do grupo foram realizados de forma presencial, em três momentos, com os seguintes temas: 1) etarismo; 2) preconceitos de gênero e étnico-raciais; 3) etarismo e capacitismo.

Minicurso – O que é preconceito?

Nos dias 17 e 24 de abril ocorreram encontros do “Minicurso de Formação: Serviço Social no Combate às Opressões”. As atividades contaram com a participação de representes do CRESS 12° Região, estudantes, petianes e professoras/es, com o intuito de destrinchar os significados e desdobramentos do preconceito no Brasil e de que forma podemos combatê-lo.

A atividade teve como objetivo responder questões relacionadas aos preconceitos, tais como: O que é preconceito? De onde ele surge? Qual a utilidade social do preconceito em nossa sociedade? Temos a possibilidade de acabar com ele? Para isto, foi abordado o caderno 01 “O que é preconceito”, da série de cadernos do CFESS: “Assistente Social no combate ao preconceito”.

Grupo de Estudos Vivências Trans na Universidade

No mês de maio de 2023 o PET|SSO, em parceria com a Rede Trans UFSC, proporcionou espaços para debate buscando compreendermos as dificuldades postas e pensar coletivamente sobre as diversas vivências da população trans e como  travar certas lutas para evoluirmos enquanto um movimento anti transfobia.

PET Debate: Roda de conversa sobre movimento estudantil e os impactos das Atléticas no SSO

No dia 29 de maio de 2023, junto a Semana do Serviço Social, o PET|SSO proporcionou um PET Debate com o intuito de possibilitar um debate sobre as possibilidades das atléticas impactarem no processo de despolitização do movimento estudantil.

Minicurso: Combate a Transfobia

Nos dias 21 e 22 de junho de 2023 ocorreram os dois encontros do Minicurso de Formação: “Serviço Social no Combate às Opressões”, que abordaram o tema “Transfobia”.

Como referência básica para a formação foi utilizada a série de cadernos do CFESS: “Assistente Social no combate ao preconceito”, abordando em tais encontros o caderno 04 – “Transfobia”.

Agradecemos a participação e contribuição de todes!
Que no semestre 2023.2 possamos construir ainda mais espaços enriquecedores para a participação da comunidade discente do SSO/UFSC!