VIVA ZUMBI! VIVA DANDARA!

20/11/2020 09:20

Você sabe quem foi Zumbi dos Palmares? Já ouviu falar sobre Dandara? Sabe o que esses nomes tem a ver com o 20 de novembro? Então vamos conversar!

Zumbi e Dandara dos Palmares fazem parte dos nomes mais importantes da história do país. Talvez você não conheça esses nomes devido ao racismo estrutural tão presente na sociedade brasileira! Mas hoje, por meio desse post queremos brevemente apresenta-los a você.  Zumbi e Dandara foram fundadores e guerreiros de um dos principais Quilombos do país, o Quilombo dos Palmares. Filho de Sabina e esposo de Dandara, Zumbi dos Palmares nasceu livre no estado de Alagoas, em 1655, e juntamente com outros líderes, fez forte resistência a escravidão.

Zumbi foi morto após ter seu esconderijo denunciado, no dia 20 de novembro de 1695. Dandara, além de esposa de Zumbi, com quem teve três filhos, foi uma das lideranças femininas negras que lutou contra o sistema escravocrata do século XVII. Poderíamos passar muito tempo contando para vocês a importância que Zumbi e Dandara tem para o legado histórico dos negros Brasil.

A data 20 de novembro, conhecida como o dia da Morte de Zumbi, foi a data escolhida para o dia Consciência Negra que, inclusive, foi incluído no calendário escolar nacional em 2003 e, em 2011, instituído oficialmente pela Lei Federal nº 12.519. Infelizmente, o dia 20 não é um feriado nacional, ficando a critério de cada estado optar por considerar a data como feriado ou não. No entanto, a data segue sendo extremante importante para a luta negra.

O exemplo de resistência de Zumbi e Dandara não podem ser apagados da história!

VIVA ZUMBI! VIVA DANDARA!

Por: Joyce Santos e Ana Cecíia de Araújo Teixeira