Como foi o I Seminário de Integração do Curso de Serviço Social

15/07/2019 00:28

No dia 26 de junho foi realizado o I Seminário de Integração do Curso de Serviço Social, promovido pelo PET SSO UFSC. Como mesa de abertura tivemos, no período matutino, as sensacionais Prof. Dra. Vania Manfroi e Profa. Dra. Inez Rocha Zacarias debatendo “O mercado de trabalho e o avanço do conservadorismo”. Na parte da tarde foram realizadas as apresentações de trabalhos de diversos discentes do curso de Serviço Social por eixos temáticos.

No período noturno, como mesa de encerramento, o PET SSO convidou representantes de movimentos sociais, entre eles o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) para discutir “A criminalização dos movimentos sociais na conjuntura atual”.

O I Seminário Integrado de Serviço Social teve 42 trabalhos submetidos que foram avaliados por 17 pareceristas, tendo apenas 5 trabalhos reprovados, e obtivemos a apresentação de 32 desses nos eixos temáticos. Quarenta estudantes e egressos apresentaram seus trabalhos no período da tarde, divididos em cinco eixos temáticos que contaram com dez debatedores, e o evento ao todo contou com a participação de 112 pessoas.

O intuito da execução do Seminário era integrar os conhecimentos produzidos no âmbito do Serviço Social a nível de graduação e pós, bem como demonstrar a relevância da preservação do caráter público, laico, de qualidade e socialmente referenciado das Universidades, afim de efetivar o tripé de ensino, pesquisa e extensão das mesmas, com o compromisso ético-político da qualidade da formação.

O PET SSO agradece a contribuição de todos e todas, especialmente as/os discentes, professores, funcionários, e demais envolvidos na execução do Seminário, bem como ao Departamento de Serviço Social (DSS).